Informação
Lavar as mãos é um meio eficaz de prevenir e controlar doenças

No dia 5 de maio comemora-se  o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

A campanha é global e foi lançada em 2009. Tem como objetivo conscientizar, dar visibilidade , promover e dar sustentabilidade a esse tema nos cuidados de saúde, unindo as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.

Importante ressaltar que a higienização  das mãos é considerada uma das ações mais importantes para reduzir a transmissão de infecções nos serviços de saúde.

Data
20/05/2022
Fonte
Instituto Cultural Vale
Pacto pela Saúde Mental

Cartilha produzida pelo Instituto Janeiro Branco apresenta a campanha de conscientização dedicada aos cuidados com a saúde mental.

Data
25/01/2022
Fonte
Instituto Janeiro Branco
10 dicas para você economizar água no verão

1. Reduza o tempo do seu banho
Que tal tomar uma chuveirada bem rapidinho? Se uma pessoa levar 5 minutos a menos no banho todo dia, ela economizará cerca de 25 litros de água. Se você e a sua família adotarem essa prática, a economia anual poderá ser o suficiente para toda família tomar um banho diário por 5 minutos por mais um ano.

2. Colete a água da chuva, mas não a beba
Construa uma cisterna em casa ou use algum recipiente para coletar a água da chuva. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais.

3. Reaproveite a água do preparo das refeições
Ao cozinhar, siga a receita à risca, assim você economizará água. Para cozinhar macarrão para uma pessoa, por exemplo, você não precisa de uma panela totalmente cheia de água, assim como não há necessidade de muita água para preparar legumes no vapor. Além disso, se não usar água demais, você vai preservar melhor os nutrientes dos alimentos.

4. Que tal usar gelo derretido?
Se você precisar descongelar a geladeira ou o congelador, remova as placas de gelo e reutilize sua água para regar as plantas e o jardim. Derrubou cubos de gelo no chão? Coloque-os num recipiente para depois reaproveitar a água.

5. Não jogue fora a água da máquina de lavar roupa
A água que sai da máquina de lavar roupa pode ser aproveitada direcionando o cano de despejo da máquina para um balde. Você sabia que, a cada ciclo de uma máquina de cinco quilos, são gastos 145 litros? Essa água pode ser coletada e reutilizada na descarga dos vasos sanitários, lavar o quintal ou o carro. E veja que prático: essa água já vem com um pouco de sabão! Esse reaproveitamento da água da lavadora de 5kg gera uma economia de água suficiente para reduzir em 5% o consumo mensal de água de uma casa.

6. Piscina bem tratada reduz o desperdício
Muita gente acha que cuidar menos da piscina evita o desperdício de água, mas não é bem assim. Além de atrair insetos, como o temido mosquito da dengue, uma piscina de tamanho médio, com a água parada, durante um mês quente e muito seco, perde quase 4 mil litros de água por evaporação natural. Ao cobrir a piscina com uma lona adequada, cuidando para vedar o melhor possível, pode-se reduzir essa perda em 90%.

7. Carregue sua garrafinha de água
Durante os dias mais quentes, a maneira mais racional de se hidratar é levando uma garrafinha com você o tempo todo, repondo-a com água em filtros, torneiras e outras fontes confiáveis. Assim, você economiza em copos descartáveis e evita a compra de novas garrafinhas plásticas descartáveis, que usam 1,4 a 1,65 litro de água para a produção de cada unidade, segundo a Bottle Water.

8. Fechou bem a torneira?
Um dos maiores símbolos do desperdício de água é aquela torneira que passa o dia ou a noite inteira pingando, sem que ninguém se dê conta. Este pinga-pinga representa, ao longo de um ano, um gasto de 16 mil litros de água limpa e tratada.

9. O carro está sujo? Use a lavagem a seco
Apesar do nome, a lavagem de carros a seco não elimina totalmente o uso de água. No entanto, o volume utilizado é bem menor que na técnica tradicional. Enquanto o processo normal pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem (dependendo do tamanho do veículo), a técnica a seco não gasta mais que 4 litros.

10. Dá para reaproveitar a água do ar condicionado?
Você já viu os aparelhos de ar condicionado “pingando”? Essa água vem da condensação gerada durante o funcionamento do equipamento. Você pode usá-la para lavar o banheiro ou dar descarga. Encontre a válvula que expele a água do aparelho e coloque um balde ou uma bacia na saída dessa válvula de modo a coletar a água.

Data
18/01/2022
Fonte
Akatu
Mestruação na pandemia de Covid-19

A menstruação é um processo natural, que ocorre com milhões de mulheres no mundo inteiro, o tempo todo. Viver esse momento com acesso a informações e aos insumos necessários, como absorventes, é um direito de toda menina, inclusive em meio à pandemia do novo coronavírus. A Unicef preparou um material com informações de autoconhecimento

Data
07/10/2021
Fonte
UNICEF
Outubro Rosa: Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Em 2021, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como focos principais a prevenção primária (ações para reduzir os fatores de risco) e a detecção precoce. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A cartilha, já em sua sexta edição, foi um dos materiais produzidos para a campanha.

Data
01/10/2021
Fonte
INCA- Instituto Nacional de Câncer
A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. O isolamento social aumentou muito o número de casos de transtornos mentais como a depressão e a ansiedade. Parece que estamos carregando o mundo nas costas.

Setembro Amarelo é uma campanha mundial, criada com o intuito de informar às pessoas sobre o suicídio.

Data
16/09/2021
Fonte
Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP
Entenda o mecanismo de ação das vacinas contra a COVID-19

O e-book apresenta noções básicas sobre o mecanismo de ação das vacinas contra a COVID-19 disponíveis no Brasil até o presente momento, que foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Data
21/07/2021
Fonte
Instituto Federal Baiano- Campos Catu
Saiba mais sobre a importância do sono.
Data
19/07/2021
Fonte
IMS - Instituto de Medicina do Sono
#FatoOuFake Doutor PASA responde mitos e verdades sobre COVID-19.

O Pasa produziu um conteúdo interativo e essencial para que você e sua família estejam prevenidos e bem informados durante a pandemia de coronavírus.

Data
16/07/2021
Fonte
Plano PASA
Cartilha Fluir a vida com Yoga

Com uma rotina completamente diferente do costume, devido à pandemia do novo coronavírus, é normal sentir esgotamento físico e emocional.

Pensando em uma alternativa benéfica que une corpo e mente em meio ao isolamento social, o projeto de extensão “Fluir com a Vida” da UFPE, elaborara a cartilha que conta a história do surgimento da Yoga e exercícios para pessoas que desejam iniciar esta prática corporal.

Data
10/07/2021
Fonte
UFPE
Bem-estar no trabalho em tempos de pandemia: um guia para profissionais em Home Office

Ebook produzido pelo grupo Força Tarefa PsiCOVIDa, formado por pesquisadores e estudantes da PUCRS e PUC- Campinas, que  desenvolve materiais para o enfrentamento do estresse durante a pandemia da Covid-19. O conteúdo apresenta um guia aos profissionais em home office para manter o bem-estar, além de estratégias de promoção a estados positivos durante o trabalho remoto.

Data
07/07/2021
Fonte
PUCRS e Puc-Campinas
Julho Dourado: Orientações e cuidados que devemos ter com nossos pets

Julho é o mês dedicado a promoção do bem-estar animal. O objetivo da cartilha interativa é orientar as pessoas sobre os cuidados básicos que devem ser tomados com cães e gatos, a fim de se evitar o aparecimento de doenças e manter a saúde do pet. O documento foi elaborado pela Gerência de Educação Ambiental com a ajuda da Diretoria de Bem-Estar Animal, ambas da Secretaria Municipal de Ambiente, Londrina/PR.

Data
01/07/2021
Fonte
Secretaria Municipal de Ambiente, Londrina/PR.
Alimentação e comportamento alimentar diante da pandemia da COVID-19

Cartilha produzida pela USP Ribeirão apresenta como o isolamento afetou o comportamento alimentar da população e quais medidas devem ser adotadas para manter uma alimentação saudável.

Data
13/01/2021
Fonte
USP Ribeirão
Recomendações aos passageiros de transporte público/rodoviário

Orientações do Ministério da Infraestrutura aos passageiros de transporte público e rodoviário por conta da pandemia de COVID-19.

Data
13/01/2021
Fonte
Ministério da Infraestrutura
Covid-19: preservar a vida é o melhor presente neste fim de ano

A Fiocruz produziu uma cartilha com orientações, em caso de reuniões familiares, no período das festas de final do ano.

Data
23/12/2020
Fonte
Fiocruz
Cuidados com higiene ao chegar em casa

Série de postagens #seliganocorona, preparada pela Fiocruz com dicas de prevenção e cuidados com higiene durante a pandemia.

Data
17/04/2020
Fonte
Fiocruz
Cuidados com higiene ao pagar produtos ou serviços

Série de postagens #seliganocorona, preparada pela Fiocruz com dicas de prevenção e cuidados com higiene durante a pandemia.

Data
17/04/2020
Fonte
Fiocruz
Higiene de objetos importantes

Série de postagens #seliganocorona, preparada pela Fiocruz com dicas de prevenção e cuidados com higiene durante a pandemia.

Data
17/04/2020
Fonte
Fiocruz
Lidando com a ansiedade

Série de materiais de comunicação preparados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre cuidados específicos com a saúde mental durante a pandemia do Covid-19.

Data
17/04/2020
Fonte
Organização Pan-Americana de Saúde/OMS Brasil
Lidando com o estresse

Série de materiais de comunicação preparados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre cuidados específicos com a saúde mental durante a pandemia do Covid-19.

Data
17/04/2020
Fonte
Organização Pan-Americana de Saúde/OMS Brasil
Una-se à sua comunidade

Série de materiais de comunicação preparados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre cuidados específicos com a saúde mental durante a pandemia do Covid-19.

Data
17/04/2020
Fonte
Organização Pan-Americana de Saúde/OMS Brasil
Ajudando as crianças a lidar com estresse

Série de materiais de comunicação preparados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre cuidados específicos com a saúde mental durante a pandemia do Covid-19.

Data
16/04/2020
Fonte
Organização Pan-Americana de Saúde/OMS Brasil
Previna-se

Série de postagens produzidas pelos Voluntários Vale para mobilizar suas redes com informações de qualidade.

Data
11/04/2020
Fonte
Voluntários Vale
Sua saúde emocional é importante

Série de postagens produzidas pelos Voluntários Vale para mobilizar suas redes com informações de qualidade.

Data
11/04/2020
Fonte
Voluntários Vale
Um corpo saudável é mais resistente

Série de postagens produzidas pelos Voluntários Vale para mobilizar suas redes com informações de qualidade.

Data
11/04/2020
Fonte
Voluntários Vale
Game Jornada Operação Antivírus X

No game Jornada Operação Antivírus X, que tem o apoio institucional do UNICEF, adolescentes e jovens de 12 a 25 anos de diversas regiões se organizam em ligas para superar desafios que valem tanto para o jogo online como para a vida real. Assista à videochamada e inscreva-se!

Data
10/04/2020
Fonte
UNICEF
Informe-se. Prepare-se. Aja

Folha informativa preparada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre o Covid-19. Para informações atualizadas da OMS disponíveis em português, acesse o site.

Data
10/04/2020
Fonte
Organização Pan-Americana de Saúde/OMS Brasil
Cuidados específicos para o mototaxistas

Série de postagens de prevenção e cuidados feita especialmente para o público morador de periferias e favelas.

Data
07/04/2020
Fonte
Observatório de Favelas
Cuide da sua saúde emocional

Série de postagens de prevenção e cuidados feita especialmente para o público morador de periferias e favelas.

Data
07/04/2020
Fonte
Observatório de Favelas
Dicas de alimentação saudável na quarentena

Podcast Em quarentena especial com notícias do dia a dia durante a duração da pandemia.

Ouça no Spotify e receba também pelo seu Whatsapp, basta mandar um “Oi” para (11) 9 7591 5260.

Data
03/04/2020
Fonte
Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Orientações para população de favelas e periferias

Documento desenvolvido com o objetivo de orientar a população das comunidades e periferias de todo o Brasil.

Data
20/03/2020
Fonte
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro