'Eu Crio um Mundo Melhor'

Ser solidário, mobilizar pessoas, arrecadar materiais e produtos, arregaçar as mangas, doar tempo e conhecimento, cuidar. Há muito a ser feito para criar um mundo melhor. Na Rede Voluntária Vale, estamos agindo assim o tempo todo e, por isso, no Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, celebramos essa data com a Campanha “Eu crio um mundo melhor”.

Com objetivo de exemplificar algumas iniciativas que estão acontecendo nas regiões onde estão localizados os comitês de voluntariado, iniciaremos hoje uma série em que contaremos como nossos voluntários e voluntárias têm criado Um Mundo Melhor.

Leia abaixo o depoimento do assistente administrativo Acassio Silva, que criou o Comitê Serra Leste com a experiência que adquiriu como estagiário da Vale no Comitê Carajás.

 

Nasci voluntário. O que eu quero dizer com isto? É que eu nasci com essa vontade de fazer o bem para os outros, de buscar sempre alguma forma de melhorar a vida das pessoas. Eu entendo que a vida assim é melhor, e meu desejo é que o mundo fosse mais justo. Olho aqui em volta de onde moro, em Curionópolis, e percebo que há pessoas que lutam com muita dificuldade, às vezes falta até o básico para elas. Isso não é justo.

Penso sempre que se eu conseguir impactar uma única vida com uma ação, já é o bastante para mim.

Vou lhe dar um exemplo de como é criar um mundo melhor através das ações voluntárias: na pandemia, ficamos todos isolados e as autoridades sanitárias pediam que usássemos máscara e álcool em gel. Só que aqui perto há comunidades bem pobres, onde não chegavam as máscaras e o álcool. Não dava para ficarmos de braços cruzados.  Então eu pensei numa forma de ajudar aquelas pessoas, mesmo agindo com todo o cuidado para evitar o contágio.

Reuni os voluntários e voluntárias do comitê via online, e pensamos juntos. Decidimos mandar um e-mail para todos os empregados Vale pedindo ajuda, e conseguimos. Teve até um gestor que tinha recebido máscaras da China e, como não precisava mais, nos ofertou. No final, fizemos 200 kits que chamamos de Anti-Covid: sabonete líquido, álcool em gel e máscara.

Não é um processo fácil, exige uma organização, um trabalho, exige o engajamento das pessoas. As máscaras chegavam aqui na minha casa, com documentação toda certinha. Na hora de fazermos as entregas, fomos em três localidades pessoalmente, com todo o cuidado. Batíamos na casa da pessoa e perguntávamos se ela tinha máscara e álcool. Mas vale muito a pena o trabalho que dá, a gente fica feliz quando acaba.

O fazer o bem faz bem a mim, e eu levo isso até para a minha vida pessoal, para o meu trabalho.

Mas tem que ter a força de um grupo, nada disso se consegue sozinho. Eu tenho muita sorte por ter encontrado pessoas que pensam como eu. São pessoas que conheci desde o meu trabalho como estagiário.

Nosso Comitê é formado por 15 pessoas, sendo que quatro estão à frente de todas as ações. Nós fazemos sempre uma reunião – via Teams ou Zap –  uma vez por ano para organizar nossa programação de ações. Nos outros meses, nos reunimos sempre que há necessidade, sempre que um voluntário ou voluntária pede uma ajuda para uma determinada ação que não esteja programada.

Nosso lema, como voluntários corporativos, é ajudar a criar um mundo melhor nas áreas onde atuamos. E um mundo melhor, para mim, é um mundo que tenha mais justiça, onde todas as famílias tenham café da manhã, almoço e jantar. Onde ninguém precise catar comida no lixo, isso é muito triste.

Acho importante que a gente saiba que, com doações, fazemos assistencialismo, é só uma espécie de Band-Aid. Por isso, sempre que conseguimos, fazemos algo mais amplo. Nosso Dezembro Voluntário, do ano passado, foi assim: oferecemos para pessoas da melhor de um asilo aqui próximo um dia com palestras sobre saúde e cuidados em geral. Para este ano, estamos preparando oficinas de gastronomia e de cabeleireiro. Estamos buscando parceiros que possam nos ajudar.

Tudo isso dá trabalho, mas vale muito a pena.”

 

Ao unirmos esforços pela solidariedade, nós da Rede Voluntária Vale criamos um mundo melhor. Junte-se a nós, você também.