'Experiências Leitoras', uma campanha de sucesso

“Tenho dito que não nasci rodeada de livros, mas nasci rodeada de palavras. Mas, quando tive acesso aos livros, à palavra escrita, um novo mundo se descortinou diante de mim”.

A frase é da professora e escritora Conceição Evaristo,  voz ativa dos movimentos de valorização da cultura preta em nosso país, e uma contadora de lindas e comoventes histórias. O webinário com Conceição Evaristo e mediação da analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale Andreia Prestes, do qual participaram mais de 300 voluntários e voluntárias de nossa Rede Voluntária Vale, abriu a Campanha Experiências Leitoras no dia 16 de setembro.

Foi uma campanha vitoriosa. Não só por trazer um tema tão relevante – a importância da leitura – como por ter mostrado, mais uma vez, a potência da Rede Voluntária Vale em fazer acontecer e em juntar em torno dela os mais diversos parceiros. São as parcerias que nos sustentam, uns aos outros.

Assim, vale a pena um especial agradecimento à Livraria Travessa, que no próprio dia do lançamento abriu em seu site um espaço com a lista de livros disponíveis para serem doados. E que, agora no final, forneceu infraestrutura para fazer chegar os livros doados à nossa Rede.

“Nossa Rede é muito potente, emana uma energia muito forte e, juntos, fazemos toda a diferença. A leitura é muito importante na vida de todos, porque também abre espaço para o pensamento crítico”, disse a Gerente de Articulacoes Intersetoriais e Voluntariado da Vale, Andreia Rabetim, durante o webinário.

Em ordem cronológica, a Campanha Experiências Leitoras seguiu o caminho abaixo:

Dia 12 de setembro – Voluntários e voluntárias se reunem e criam um guia colaborativo com ações integradas de fomento à leitura. O guia, resultado desse encontro, pode ser acessado neste link.

Dia 16 de setembro – Webinário de lançamento com a escritora Conceição Evaristo, mediado por Andreia Prestes, da Fundação Vale. Cerca de 300 voluntários e voluntárias assistiram;

Dia 16 de setembro – No mesmo dia, a campanha é lançada em nosso site e a Livraria Travessa publica a lista de livros para doações. Ao mesmo tempo, 12 comitês criaram espaços físicos de recebimento de livros para quem preferisse este caminho de doação. Nesses espaços foram arrecadados 438 livros e 19 gibis;

Dias 3 e 10 de outubro – Acontecem duas Oficinas de Contação de Histórias, abertas a quem quisesse participar. As oficinas foram ministradas pelas professoras Daniela Chindler, nossa parceira da Sapoti Projetos Culturais, e a professora Inês De Biase. As oficinas fizeram parte da Trilha Experiência Leitora da Rede Voluntária Vale e foram muito concorridas. Leia mais sobre elas aqui.

Dia 4 de novembro – A Campanha Experiências Leitoras é encerrada com fecho de ouro. A convite da Rede Voluntária Vale, a jornalista Claudia Werneck, idealizadora da Escola de Gente, ONG dedicada a comunicação a serviço da inclusão na sociedade, fez um webinário sobre comunicação acessível. Foi um momento especialmente importante para a nossa Rede, pois Claudia Werneck é especialista no assunto e acredita firmemente que “Não há como praticar a inclusão sem transformar a comunicação”. Para quem perdeu a palestra, em breve vamos disponibilizar o conteúdo.

Dia 17 de novembro –  Um audiobook de quase uma hora de duração é lançado. Foi um trabalho primoroso: áudios de 13 contos brasileiros, captados por 12 narradores, voluntários e voluntárias da Rede Voluntária Vale, em seus próprios telefones celulares. “A Roupa do Rei”; “A Festa no Céu”; “O Papagaio Real” estão entre os contos escolhidos, todos nacionais e regionais. O resultado final poderá ser ouvido no portal da Rede Voluntária Vale, neste link.

A Campanha Experiências Leitoras foi um dos vários momentos em que a Rede Voluntária Vale mostrou a força da solidariedade, num misto com a preocupação com educação e formação.

Se você ainda não faz parte, mas ficou com vontade de ser incluído(a) em nosso time, participe!

É só clicar aqui.

Venha conosco! Juntos, somos mais fortes.