Temperaturas baixas, solidariedade em alta

O inverno ainda nem chegou, mas a tempestade subtropical Yakecan, trouxe uma onda de frio que pegou a todos de surpresa e tornou ainda mais dura a vida das pessoas que moram nas ruas. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2020 eram 221.869 os moradores de rua em todo o país. Não há registros mais recentes.

A Rede Voluntária Vale, cuja essência é, justamente, a empatia com a necessidade do outro, já está se mobilizando para levar ao menos um pouco de conforto e alimento a quem vive nas ruas. E você pode ajudar!

O Comitê Santa Bárbara (MG), mobiliza todos para doação de roupas, agasalhos, toucas, luvas, cobertores, tudo o que cada um olhar em casa e perceber que pode ser doado. Uma boa dica: se você passou mais de um ano sem usar a roupa, é porque ela está só esquentando seu cabide. E alguém ficará muito feliz ao recebê-la. Mais informações sobre como colaborar aqui.

O Comitê Água Limpa (MG) também está mobilizando para a Campanha do Agasalho. O ponto de coleta é em frente ao prédio da lavra. Saiba mais aqui.

O Comitê Rio de Janeiro (RJ) se mobiliza para ajudar através da ONG É Por Amor. São pessoas que cuidam de moradores de rua há tempos. Nesse tempo frio, além de doar roupas eles também distribuem quentinhas, sobretudo nas ruas do Centro, em parceria com a ONG Ação da Cidadania, já bem conhecida da Rede Voluntária Vale. Clique aqui , conheça a ação e colabore.

Veja também outras iniciativas divulgadas pela sociedade civil e que a Rede Voluntária Vale ajuda a mobilizar:

 

  • Campanha Inverno Solidário 2022 – o governo de São Paulo arrecada cobertores novos até 21 de setembro. Na capital, pontos de coleta foram montados nas estações de trens e metrô, além de terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.
  • Curitiba pede ajuda – A Prefeitura da capital paranaense pede ajuda para os vulneráveis no inverno. As doações acontecem por meio da Fundação de Ação Social. Saiba como ajudar aqui.
  • POA Que Doa – Em Porto Alegre, quem quiser pode ajudar no inverno ou em qualquer outra época do ano. Veja aqui os pontos de coleta.
  • Coleta no Espírito Santo – A capital e cidades da Grande Vitória estão recebendo agasalhos para pessoas em vulnerabilidade social e situação de rua. Os locais de coleta são prefeituras, igrejas e entidades como o Centro Pop.

 

Junte-se a nós nessa onda quentinha de solidariedade!