Homenagens ao Dia das Mães: cuidando de quem sempre cuida

Cleberci recebe sua homenagem

Conta a História que a celebração do Dia das Mães tem origem nas festas primaveris da Grécia antiga, quando a deusa Reia ou Cibele, por ser mãe de todos os deuses do Olimpo, era homenageada. Já na atualidade, o século XVII é marcado por celebrações às mães na Inglaterra, onde a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma.

A festa como a conhecemos aqui no Brasil começou nos Estados Unidos, onde uma jovem chamada Anna Jarvis, nascida no século XIX, quis homenagear sua mãe com uma campanha para fortalecer o papel das mães na sociedade. E criou um dia que seria para celebrá-las. A data foi oficializada mais tarde pelo presidente Woodrow Wilson.

Voltando para os nossos dias, o que nos interessa contar hoje aqui é como a Rede Voluntária Vale conseguiu unir a solidariedade que caracteriza os voluntários com a homenagem às mães neste ano.

Nossa história, portanto, começa com a gari Cleberci das Graças Paulino, que saiu de casa no sábado dia 7, em Itabira onde mora, sem imaginar o que a esperava.  Pois foi ela uma das mães escolhidas pelos voluntários do Comitê Itabira para receber a homenagem no evento que o Comitê preparou. Não só por ser mãe, mas também por ser uma pessoa que ajuda a cuidar da limpeza da cidade de Itabira, Cleberci saiu da festa, naquela manhã, com uma caneca personalizada, alguns bombons e um agendamento num salão de beleza local. Lá ela vai se dar um luxo raro em sua vida: passar um dia sendo cuidada. Cleberci não podia estar mais emocionada!

O evento em homenagem ao Dia das Mães que aconteceu em Itabira foi resultado de uma parceria que tem rendido bons frutos, entre os voluntários da Rede Voluntária Vale do Comitê Itabira e a Rádio Pontal FM, sempre divulgando os acontecimentos da cidade. O empregado da Vale e voluntário da Rede Elson Pereira costuma fazer a ponte entre a equipe da Rádio e o Comitê:

“No caso deste evento do Dia das Mães, a Rádio montou toda a estrutura de transmissão, criou  brincadeiras, levou um mascote – o boneco Pontalito. A Rádio nos ajuda, inclusive, trazendo parceiros, como grandes redes de supermercado locais que disponibilizaram presentes muito úteis para as mães. Até fogões (dois) e televisão de 32 polegadas foram doados”, disse Elson.

Foram dois eventos: um, pela manhã, realizado no Centro da cidade até 13h. Outro, à tarde, foi realizado no bairro Gabiroba –  um bairro onde moram muitas pessoas vulneráveis socialmente –  que animou o local até 18h.

“A criançada fica numa felicidade que só vendo!”, disse Elson, ele também muito feliz. Satisfeito com o resultado do evento, Elson disse que gosta de poder dar exemplo para que outros voluntários da Rede possam fazer o mesmo. A ideia central é fazer parceria com alguma rádio local: este pode ser o caminho para outras parcerias e para a realização de eventos.

Quem também está se preparando para encher de alegria os corações das mães do Conselho Comunitário Madre Deus é o Comitê São Luís (MA)  da Rede Voluntária Vale. No dia 22 de maio, as cem mães da organização serão homenageadas com uma tarde muito especial, com distribuição de cestas básicas e momentos de cuidados de beleza, relaxamento e diversão.

Quem quiser ainda pode fazer parte desta ação. Os voluntários estão aceitando não só doação de recursos financeiros como de bolos, sucos, pães ou sanduíches, refrigerantes, café, leite, chocolate, salgados. Se você quiser doar, veja aqui como fazer.

Afinal, doar é uma ação de mão dupla. Ganha quem recebe, ganha quem doa.

Junte-se a nós!