É tempo de celebrar o respeito à diversidade

 

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+!

Tempo de celebrar tantas conquistas e de refletir sobre o caminho que ainda podemos criar, com ações e iniciativas para elevar a conscientização sobre a temática LGBTQIA+ e reforçar o respeito à orientação sexual e identidade de gênero.

 

Como não podia ser diferente, nossa Rede de Voluntária Vale está celebrando junto, apoiando a causa e fazendo doações a quem apoia. Como exemplo, temos a ação permanente de doações à ONG LGBT+ e abertura para outras ações que ainda podem ser desenvolvidas por nosso(a)s voluntário(a)s.

Em nosso dia a dia sempre buscamos trabalhar a conscientização sobre o tema e, por conta disso,  já realizamos os webinários “Como fazer ações de voluntariado com o olhar da Diversidade?” e “Diversidade, Equidade e Inclusão”, que ajudam a  refletir.

Na semana passada, no dia 21 de junho, foi a vez de a nossa empresa realizar a Celebração Vale do Orgulho LGBTQIA+, como forma de lembrar a data. O evento aconteceu de forma virtual e reuniu empregados de todo o Brasil. Convidados especiais – o jornalista Marcelo Cosme e a atriz e apresentadora Nany People –  se juntaram para ajudar a refletir, num bate-papo descontraído sobre o tema.

Salim Khouri, Gerente Global de Cultura da Vale, foi quem mediou o encontro.

“Foi muito descontraído, leve. Eu trouxe alguns aspectos pessoais da minha carreira que fortalecem a certeza de que é preciso, sempre, discutir este assunto. Este mês de junho representa não só a celebração de vitórias, mas também o histórico de lutas, de transformação, desde a série de motins conhecidos como “motins de Stonewall”, quando as pessoas se rebelaram contra maus tratos de policiais novaiorquinos praticados contra a comunidade LGBTQIA+ no bar Stonewall Inn e imediações”, disse Salim Khouri.

Segundo Salim, a Vale tem um posicionamento muito forte de inclusão da comunidade LGBTQIA+ com a ajuda de influenciadores internos que se reúnem para desenvolver ações e trazer à tona o tema para a discussão.

“Um dos braços dessas ações são as palestras feitas regularmente. O outro é a estruturação de um grupo de afinidade, um trabalho voluntário dentro da empresa que se alia em torno de redes para apoiar comunidades LGBTQIA+. Estamos trabalhando neste sentido”, disse Salim.

Sentiu o chamado? Participe da Rede Voluntária Vale e ajude a propagar a causa do respeito à diversidade.

Para se inscrever, acesse aqui.

Juntos somos mais fortes.