Dia para se homenagear os voluntários e voluntárias

Hoje, 28 de agosto, é Dia Nacional do Voluntariado. A data foi criada em 1985, pela lei 7352 e, desde então, este se tornou um dia especial em que se reconhece e destaca o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento para melhorar a vida de outras pessoas.

Em 1998, outra lei, do dia 18 de fevereiro, definiu o que é ser voluntário:

“Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.”

A Pesquisa Voluntariado do Brasil, feita em 2021, revelou que existem 57 milhões de voluntários ativos no país.

A Rede Voluntária Vale, criada em 2004, hoje tem mais de sete mil voluntários e voluntárias que merecem ser homenageadas. Pessoas que agem sob o mote da solidariedade e que são incansáveis. Em conjunto, mobilizam ações de empregados da Vale, de seus familiares e de quaisquer pessoas dispostas a fazerem a diferença na vida de outra pessoa.

Para a Diretora-Presidente da Fundação Vale e gerente executiva de Investimento Social Privado da Vale, Flavia Constant, “é muito gratificante acompanhar o desenvolvimento da Rede Voluntária Vale e o engajamento de outras empresas nessa Rede”:

“A Rede Voluntária nos ensina muito sobre a força da solidariedade e da atuação coletiva. E é disso que precisamos para encontrar soluções inovadoras para os imensos desafios sociais. Nos territórios onde a Vale atua temos, cada vez mais, um grupo diverso, engajado e comprometido com a busca por maior justiça socia

Já a Diretora da Fundação Vale e Gerente Geral de Investimento Social da Vale, Pâmella de-Cnopp, aponta um aspecto importante: grande parte dos voluntário(a)s da Rede são pessoas que conhecem os territórios onde atuam.

“Por isso, estabelecem um diálogo produtivo, não só com os beneficiados, como com possíveis parceiros estratégicos.  Há entre eles um sentido de comprometimento muito enriquecedor”, disse ela.

 

Um pouco de história

Em meados do século XVI,  foi fundada no Brasil a primeira Santa Casa, então gerida pela Irmandade de Misericórdia, próxima ao Porto de Santos. A criação teve apoio de doações para o tratamento “de gente do mar e forasteiros” que necessitassem de socorro.

Este é considerado o marco do voluntariado no país. No início do século XX, a Cruz Vermelha e o Escotismo chegaram ao país, dando um novo impulso à missão de ajudar o próximo.

 

Fontes consultadas:  Instituto do Desenvolvimento Social (Idis) : https://www.idis.org.br/o-brasil-conta-com-57-milhoes-de-voluntarios-ativos-segundo-pesquisa-voluntariado-no-brasil-2021/

Site do TRF4.jus: https://www.trf4.jus.br/trf4/upload/editor/2022/dul99_28-de-agosto—dia-nacional-do-voluntariado.pdf