Mais de 90 crianças têm um dia de novidades e aprendizado no Museu do Amanhã

A visita ao Museu do Amanhã, realizada no dia 25 de outubro de 2023, foi um presente de formatura para as 90 crianças do quinto ano da Escola Professoranda Leila Barcellos, localizada na Cidade de Deus, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Assim que os alunos chegaram ao Museu, o grupo foi dividido em três, começando a visita pela exposição permanente “Cosmo”, uma experiência audiovisual instigante que busca responder à questão: “De onde viemos”. Acompanhadas pelo professor de artes Mario Marques Borges Junior, as crianças se divertiram durante o vídeo, aceitando o convite para se “teletransportarem para o passado”.

“Acho muito importante essa visita. Para eles é fundamental poder ver, ao vivo, tudo aquilo que

eu falo na sala de aula sobre arte e sobre ciência”, disse o professor Mario Junior.

O segundo momento da visita foi em “Terra”, exposição que responde a outra pergunta: “Quem somos?”, composta de três cubos de sete metros de altura, representando a Matéria, a Vida e o Pensamento. O brilho nos olhos, as brincadeiras, a sensação de intimidade com o espaço que os alunos foram demonstrando com o passar do tempo, fizeram com que Daniela Castanheiro, voluntária do Comitê Rio de Janeiro, que acompanhou a visita junto com Maria José Alberta Simão Cavalcante, também voluntária, lembrasse de seus próprios filhos:

“Acompanhar a alegria dessas crianças, muitas visitando um museu pela primeira vez, é maravilhoso demais. Ser voluntária, para mim, é uma delícia porque me possibilita viver momentos como este”, disse Daniela.

Oportunidade única

Para a diretora adjunta da escola, Marcia Maria de Souza Roque, a visita ao Museu do Amanhã foi uma oportunidade única para aquelas crianças, na faixa dos 9 aos 12 anos.

“Tudo o que eles estão vivenciando aqui é novo para eles, o que traduz um aprendizado muito rico, por isso acho muito importante essa parceria com a Rede Voluntária Vale. Quando eles saem da rotina do mundo deles e conhecem algo novo, tudo muda. Até um menino que, normalmente em sala de aula tem dificuldade em se comunicar, aqui está falando com todo mundo. Outro que tem dificuldade de aprender está me surpreendendo pelo interesse. Ou seja: quando podemos oferecer a eles um estímulo, a resposta é muito boa”, disse a educadora.

Foi o segundo ano seguido que as crianças da Leila Barcellos ganharam a visita como presente por estarem acabando de cursar o quinto ano. A professora Carolina Patrício, que esteve com uma turma no Museu do Amanhã no ano passado, contou sobre sua emoção nos dois momentos.

“No ano passado nossa visita foi histórica, as crianças adoraram, e a notícia se espalhou pela escola. Este ano, as turmas do quinto ano já estavam cobrando esta visita. Fico emocionada, porque para muitos é a primeira vez que se afastam tanto da comunidade onde moram. E isso amplia a visão deles, faz com que percebam que tem outro mundo possível”, disse a professora.

Sobre o Esticador de Horizontes

O Esticador de Horizontes é idealizado pela Rede Voluntária Vale e pelo Instituto Cultural Vale, com o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica, afetiva e de novas aprendizagens para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso é feito por meio de visitação e participação na programação oferecida pelos equipamentos culturais da Vale e por outros ativos culturais patrocinados pela empresa, como o Museu do Amanhã.