No Maranhão, o ‘Esticador de Horizontes’ leva crianças à exposição indígena no CCVM
O “Esticador de Horizontes” continua, dessa vez no Maranhão!
Vinte e seis crianças do Grupo Escoteiro do Mar 18tão fizeram uma visita ao Centro Cultural Vale Maranhão, acompanhados por voluntários do Comitê São Luís da Rede Voluntária Vale no dia 4 de novembro de 2023.
Patricia Zacheu é empregada Vale desde 2006 e voluntária. Ela conta sua experiência acompanhando o grupo.
“Eu sinto muito orgulho por fazer parte da transformação da história de vida dessas crianças, porque elas jamais vão esquecer o que aprendem em cada visita que fazem ao CCVM. Dessa vez, elas foram apresentadas à exposição “Maranhão: Terras Indígenas”, que está em cartaz na Casa de Cultura Vale Maranhão. É muito importante que as crianças sejam apresentadas, como foram, à cultura de um povo que elas nunca viram pessoalmente, embora aqui perto tenha várias aldeias. Foi uma verdadeira aula de História, que enriqueceu muito a manhã delas: é é um mundo novo que se abre para crianças que não têm acesso a um museu, que desconhecem a história do nosso país.
Este é o segundo ano que a organização do Grupo aceita participar do projeto Esticador de Horizontes , porque as crianças adoram essa visita.
A equipe de educativo do CCVM mostrou para as crianças todos os acessórios usados pelos indígenas, e contou muito da história desses povos. Aqui em São Luís temos os Tremembé e os Tupinambás, cujas aldeias ficam ao redor da cidade, e nós não temos muito acesso.
As crianças ficaram curiosas, exploraram toda a exposição, perguntaram muita coisa, sobretudo sobre o fato de os instrumentos serem fabricados com produtos da própria natureza, inclusive os remédios. Foi um mundo encantado para elas, e dessa forma a gente consegue transformar a vida dessas crianças, colocando nelas uma sementinha do bem, da curiosidade.
Eu me fortaleço a cada vez. Percebo que estou no caminho certo, contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento daquelas crianças e para a vida deles”, disse Patricia Zacheu.
O Grupo Escoteiro do Mar 18tão é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que há várias décadas vem contribuindo com a formação da juventude maranhense através do Movimento Escoteiro.
Sobre o Esticador de Horizontes
O Esticador de Horizontes é idealizado pela Rede Voluntária Vale e pelo Instituto Cultural Vale, com o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica, afetiva e de novas aprendizagens para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso é feito por meio de visitação e participação na programação oferecida pelos equipamentos culturais da Vale e por outros ativos culturais patrocinados pela empresa.