Nota mil! Voluntária faz análise das ações da Rede
O advogado norte-americano Ronald Shapiro, palestrante, educador e autor de vários livros, criou a expressão ganha-ganha. No ambiente de negócios, fala de uma relação que tem uma característica infelizmente incomum: ninguém perde, todos ganham.
Pois é justamente uma relação ganha-ganha que aconteceu quando a voluntária do Comitê São Luís, Suelem Teixeira Marques, decidiu incluir a Rede Voluntária Vale em seu trabalho de conclusão do curso de MBA em gestão de projetos na Universidade de São Paulo (USP). Ganhou a Rede, que recebeu de presente uma radiografia de seu trabalho naquele período. Ganhou Suelem, que vai apresentar o trabalho no dia 22 de novembro.
Tudo começou quando Suelem, já cursando o MBA e motivada pelo tema de gestão de projetos, pensou em fazer um controle das ações realizadas no passado pelos voluntários e voluntárias do comitê de São Luís, do qual faz parte.
“Mas acabei tendo acesso ao Relatório que a Vale publica anualmente com todas as ações de 2011 a 2017. Decidi ampliar o estudo porque ali tem todos os comitês da Rede no Brasil. Deu mais trabalho porque era muita informação, mas consegui. E foi muito compensador”, contou Suelem.
O objetivo do trabalho foi a construção de um painel de indicadores no software Power BI (serviço de análise de negócios e analise de dados ), que possibilitou a coleta e processamento dos dados de todos os comitês da Rede Voluntária Vale.
“Possibilita, com isto, o melhor gerenciamento das informações do Programa de Voluntariado a Vale, permitindo a tomada de decisões baseada em dados. É possível gerenciar informações, tais como dados históricos, ações de voluntariado, quantidade de voluntários, pessoas beneficiadas, e outros”, acrescenta Suelem.
Para o futuro, a ideia de Suelem, que trabalha há dois anos e nove meses na Vale e há um ano e cinco meses na Supervisão de Confiabilidade do Porto Norte, em São Luís, é inserir dados a partir de 2020, para tornar ainda mais completo seu trabalho.
“Isto é muito importante, a gente consegue tomar várias ações a partir do conhecimento desses dados”, disse Suelem.
Alguém tem dúvida de que ela vai receber nota mil?