Uma nativa na aula de inglês do VAI!

Foi uma lufada de ânimo nos alunos do Projeto Vale Aprender Inglês. Não que eles precisem, porque é uma turma animada que só. Mas a presença, mesmo virtual, de uma pessoa falando com eles, em inglês, direto da Sérvia…ah! isto mereceu comemoração.

Aconteceu no sábado dia 24 de setembro, quando os 40 alunos do Projeto Vale Aprender Inglês (VAI), iniciativa do Comitê Carajás da Rede Voluntária Vale, como de costume desde o dia 20 de agosto, compareceram à aula, pela manhã, Usina da Paz, em Parauapebas. Em vez de aula normal, eles tiveram a chance de ouvir Valentine Krstic, que também voluntariamente se prontificou a conversar com os jovens do outro lado do oceano.

Sérvia fica nos Bálcãs, no Sudeste da Europa. E Valentina conheceu o Brasil através do professor voluntário Adriano Cunha, do Comitê Carajás, que teve a ideia de promover esta participação internacional no VAI. Para Valentina, que ainda não conhece o Brasil, foi uma experiência nova:

“Os estudantes são ótimos. Foi uma grande experiência para mim, estou disponível para novos encontros”, disse Valentina, por whatsApp, a Adriano Cunha.

Vilma da Silva, voluntária do Comitê Carajás e  coordenadora do VAI, disse que foi um privilégio ter tido a possibilidade de conversar com uma nativa:

“Tivemos o privilégio de ter a Tina, da Sérvia, conversando com os alunos. Foi incrível, inovador”, disse Vilma.

O evento despertou a curiosidade até dos pais dos alunos. E, como só poderia acontecer, foi muito bem recebido pelos monitores e pelos próprios jovens estudantes, já que ouvir a pronúncia de uma pessoa que fala originalmente em inglês pode ser muito mais enriquecedor. Sobretudo se considerarmos que os alunos e alunas são pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade social.

Têm sido sábados muito especiais, pelo visto não apenas para o(a)s aluno(a)s como também para os voluntários envolvidos no projeto.

Afinal, como se sabe, doar é, também, um auto cuidado.