Esporte é vida! Vamos juntos ajudar a espalhar esta prática
Além da troca afetiva de sempre, que caracteriza todos os encontros de voluntário(a)s da Rede Voluntária Vale, a reunião do último dia 24 teve mais um ingrediente: notícias sobre o Curso de Lei de Incentivo ao Esporte, lançado recentemente pela Fundação Vale.
Fernanda Fingerl e Bruno Coelho Queiroz, ambos da Fundação, convidados pela Rede, foram bem didáticos, explicando ponto a ponto do curso e falando da importância da parceria para aproveitar o potencial da nossa Rede no sentido de fazer chegar esta iniciativa a regiões do país onde a Vale atua.
“A Vale é hoje uma das maiores apoiadoras do esporte no país. Mas identificamos uma desigualdade territorial em termos de projetos que a Fundação Vale recebe: são muito mais do Sul e Sudeste. Pensamos sobre o que fazer para, também, apoiar iniciativas em outras regiões, como fazer para que este sistema rode o país?”, disse Fernanda Fingerl.
A capilaridade da nossa Rede pode ajudar muito. Cada voluntário(a) que fizer o curso pode se tornar um polinizador da iniciativa. Mas, para isto, é preciso ter informação. Fazendo o Curso de Lei de Incentivo ao Esporte, vai ficar fácil ajudar uma instituição social no território, ou mesmo uma pessoa física, a inscrever seu projeto na Lei de Incentivo ao Esporte. Divulgar o curso para esses parceiros também é um caminho muito positivo. Quanto mais pessoas e organizações tiverem acesso ao conteúdo, melhor.
Bruno Coelho Queiroz explicou que o curso tem duração de sete horas e que podem ser feitas aos poucos, por módulos. Para acessá-lo, basta clicar aqui, fazer sua inscrição e, após receber um e-mail confirmando a inscrição, fazer o login no curso. Aí é só organizar sua agenda para acompanhar os módulos. A metodologia é de fácil acesso e tem um canal de tira dúvidas.
No curso, segundo Bruno, há uma parte da história da Lei, os conceitos básicos e as formas de financiamento.
“O que nós queremos é fazer chegar a esses locais onde vocês fazem o trabalho como voluntários e onde a Vale tem ações. Quanto mais projetos tivermos, mais vamos fazer a diferença”, disse Bruno, lembrando que, no último ano, a Vale aprovou 88 projetos na LIE e mapeou 350 iniciativas.
Participe! Vamos abraçar mais esta causa! Mobilize sua rede de instituições/organizações sociais.
Chame mais alguém, convide outro(a) voluntário(a).