Voluntariado em pauta

Se a escuta é uma habilidade importante para quem pratica o bem, hoje foi uma manhã rica para os voluntários do Comitê São Luís da Rede Voluntária Vale. Na conversa pré-agendada com a vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade Maria Luiza Paiva, em São Luís, 15 voluntários compartilharam suas ideias e trocaram informações.

Como têm sido essas conversas entre Maria Luiza e os voluntários da Rede, esta vez também foi um encontro regado a um gostoso café da manhã. Com direito a bolo, frutas, pães e tapiocas.

 

 

 

“Foi uma oportunidade ímpar poder conversar com a Maria Luiza, expor nossos desejos. Ao mesmo tempo, conseguimos entender melhor como ela vê a nossa Rede e como ela pode nos auxiliar”, disse a voluntária Gizelli Silva

 

 

 

Para Gracimar Ribeiro Araujo, que trabalha na gerência de Saúde e Segurança no Porto, a expectativa que ela tinha com o encontro foi mais do que cumprida.

“Minha expectativa é que nossa Rede ganhe ainda mais força e tenha mais apoio das nossas lideranças”, disse  Gracimar.

A meta é atingir mais e mais pessoas. E, para Gracimar, neste ponto é mais do que bem-vinda a ajuda da vice-presidente de Sustentabilidade. “É um trabalho de formiguinha, este de atrair mais voluntários. Mas o apoio da Malu dá um impulso para alcançarmos”, disse.

Tadeu Nascimento, empregado da Vale há dez anos, é um dos agentes de liderança do Comitê São Luís e, como não podia deixar de ser, também estava presente na conversa com Malu. Ele trabalha na gerência de Operação de Descarga, e viu no encontro uma oportunidade de participar ainda mais fortemente da Rede Voluntária Vale.

“A Malu nos trouxe ideias novas e escutou bastante. Tenho certeza que ela vai levar para os outros membros da direção executiva o que ouviu de nós, e isto é ótimo. Esta circulação de informações é fundamental para atingirmos nossa meta, de atrair mais voluntários’, disse Tadeu.

                       

Para ele, quando os colegas conseguirem se envolver mais e descobrir mais sobre as ações que os voluntários da Rede fazem, certamente vão chegar mais perto e se tornar um voluntário.

“Tenho vontade de explicar melhor, que ser voluntário não é só doar, é participar. E é muito bom”, disse ele.

Marcos Tadashi Hamaoka é empregado da Vale há somente oito meses, mas já se tornou voluntário do Comitê São Luís. Ele trabalha na gerência Offshore, e conheceu a Rede por uma colega. Ficou sabendo que haveria o encontro com Malu, e logo se organizou para participar.

“Achei ótimo, uma pessoa engajada com o tema da sustentabilidade, ouvir as pessoas que trabalham na Rede. Conheceu algumas de nossas dificuldades. E quando um líder propaga informações, as coisas acontecem”, acredita ele.

A conversa com Malu durou cerca de uma hora e deixou os voluntários bem entusiasmados. A ideia de união e de participação não tem como ser mais materializada do que em encontros como esses, em que há escuta e fala.

Que venham os próximos!