Nossa saudação à voluntária de número 5.500!

A engenheira Vancleide Bof vai mandar emoldurar o número 5500 para enfeitar sua mesa de trabalho, no Complexo de Tubarão. Faz sentido: é que desde o dia 7 de abril, quando decidiu se cadastrar como voluntária na Rede Voluntária Vale, ela se tornou a voluntária de número 5500 e já recebeu uma mensagem carinhosa, por parte da equipe do programa.

Como não podia deixar de ser, nós a procuramos para ouvir um pouco de sua história e compartilhar aqui com vocês.

Vancleide é empregada da Vale há 21 anos. É uma data que ela não esquece: no momento exato em que chegava à empresa para assinar o contrato e oficializar sua admissão, um avião se chocava contra a Torre Norte do World Trade Center, em Nova York. Minutos depois, outro avião foi lançado contra a Torre Sul.

“Eu tinha levado a minha carteira, e estava na sala esperando o contrato para assinar. A todo momento, um colega vinha trazendo mais notícias. Foi marcante, sobretudo porque minha irmã morava nos Estados Unidos à época. Mas, felizmente, nada aconteceu com ela”, conta Vancleide.

Vancleide Bof fez mestrado na área ambiental, especializou-se em saneamento, e hoje é responsável por “monitorar os efluentes para lançar dentro do padrão e investigar os desvios e avaliar se precisam de um tratamento mais adequado”. À parte isso, na vida pessoal sempre se interessou em ajudar o outro. E foi numa avaliação feita por sua gestora que ela percebeu a oportunidade de ampliar essa área de interesse.

“Ela me disse que eu podia desenvolver a escuta ativa em relação com a comunidade. E eu gostei de ouvir. Conversando com colegas, eles me falaram sobre a Rede Voluntária Vale. Entrei no site, gostei, e me inscrevi”, contou Vancleide.

Agora é partir para a ação. A engenheira tem um projeto em mente, de fazer uma espécie de biblioteca no seu bairro para crianças. Mas não apenas para abrigar as edições, e sim criar eventos de contação de histórias, sobretudo para crianças. Vancleide tem um filho de 11 anos, e ela pensa em começar a biblioteca com alguns dos livros que ele não usa mais.

“Tudo passa pela educação, e incentivar a criançada a ler é um primeiro passo”, disse ela.

Vancleide tem o mesmo sobrenome que Leonardo Bof, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro. Mas ela não sabe se são parentes: “Andei pesquisando, parece que tem uma tia, irmã de meu pai, que seria mais próxima. Mas não tenho certeza”, disse ela.

Vancleide se declara fã do pensador, o que nos inspirou a pesquisar uma declaração do teólogo sobre a solidariedade, marca da Rede Voluntária Vale:

“O que vale mesmo não é a competição, é a solidariedade. É a interdependência de todos com todos. Os cuidados que devemos ter uns com os outros. São esses os valores que estão salvando as vidas”.

Que Vancleide Bof seja bem-vinda à nossa Rede Voluntária Vale.

E você?

Ficou inspirado(a)? Então junte-se a nós e faça parte dessa rede solidária.

Clique aqui, inscreva-se e seja bem-vindo(a).