Voluntários na trilha do Parque
Rio de Janeiro
Beneficiário/Proponente
Parque Nacional da Tijuca

Desde 2003 o Parque Nacional da Tijuca tem um programa de voluntariado com sete ações:  mutirões mensais; atividades semanais; adoção de trilhas e recantos; brigada voluntária que atua no combate a incêndios; mutirões infantis; mutirões extras e o voluntariado de longa duração, em que a pessoa pode se inserir em projetos na área de Uso Público, não só socioambiental como de Comunicação e outros setores existentes no Parque.

O objetivo do Programa é ajudar a envolver a sociedade na preservação do Parque, na manutenção dele. E nada melhor do que estar perto, sentir-se pertencendo ao local, para ter vontade de cuidar dele.

Qualquer pessoa pode participar do Programa de Voluntariado do Parque, basta ter uma carteira de identificação e ter mais de 18 anos (menos de idade precisam da autorização dos pais).

Entre as atividades sugeridas para os voluntários (ações sempre em grupo), estão a manutenção das trilhas, o desassoreamento de poços de banho, o controle de plantas nocivas e a recuperação de áreas degradadas. Além de fazer o bem ao Parque, o voluntário fará um bem a si mesmo, em contato com a natureza e aprendendo a lidar com ela.

No site https://parquenacionaldatijuca.rio/voluntariado/ está detalhado o passo a passo para se tornar voluntário.

Vale lembrar que o Parque tem origem em 1861, quando D. Pedro II declarou as florestas da Tijuca e Paineiras como Florestas Protetoras. Chácaras e fazendas do local foram desapropriadas e começou, então, um processo bem sucedido de reflorestamento no local.

 

Tipo de ação
Assistência/atividade virtual
Data limite
31 de dezembro, 2022
Comitê
não vinculado a nenhum comitê
Voluntário Responsável
AMELIA