'Eu crio um mundo melhor'

Ser solidário, mobilizar pessoas, arrecadar materiais e produtos, arregaçar as mangas, doar tempo e conhecimento, cuidar. Há muito a ser feito para criar um mundo melhor. Na Rede Voluntária Vale, estamos agindo assim o tempo todo e, por isso, no Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, celebramos essa data com a Campanha “Eu crio um mundo melhor”.

Com objetivo de exemplificar algumas iniciativas que estão acontecendo nas regiões onde estão localizados os comitês de voluntariado, iniciaremos hoje uma série em que contaremos como nossos voluntários e voluntárias têm criado Um Mundo Melhor.

Leia abaixo o depoimento de Debora Vieira, que desde 2020 é voluntária da Rede, à frente do Comitê Portos Sul:

“A maioria das campanhas que fazemos no comitê nascem do nosso coração. Todas elas, sem exceção, são pensadas com o objetivo de levar qualidade de vida para quem está recebendo.

Por causa do nosso dia a dia corrido, nós não nos reunimos tanto, a maior parte da nossa comunicação é feita via WhatsApp. Mas, dependendo da campanha que estamos realizando, às vezes a gente se reúne até duas vezes ao mês. Resumindo: de uma forma ou de outra, estamos sempre em comunicação.

Quando nos sentamos para atualizar as sugestões de campanhas, a primeira coisa na qual pensamos é em definir o propósito da ação que vamos fazer, o público que queremos atingir. Não fazemos campanha sem propósito.

Entendo o comitê como uma rede de apoio para as pessoas que se juntam a nós e querem ajudar. Quando conseguimos unir o Porto inteiro em prol de uma ação é muito gostoso. É lindo sentir que os voluntários e voluntárias abraçam a causa, a campanha, e isso acaba contagiando todo mundo. Essa é nossa busca diária aqui.

As ações voluntárias são continuação do meu trabalho, elas me dão força para exercer minhas tarefas. São uma espécie de complemento. E este é o pensamento da(o)s outra(o)s voluntária(o)s do comitê, por isso é fácil vibrar em conjunto. Pensamos e sonhamos igual.

Sempre fiz ações voluntárias, isso faz parte do meu DNA. Fui convidada para participar do comitê em novembro de 2020, e para mim foi uma honra, foi como se eu tivesse sido promovida! E quando entrei para o comitê, só pensei em fazer coisas para melhorar o mundo, ajudar pessoas.

Poder fazer isso num ambiente corporativo é ótimo porque amplia a nossa capacidade de mobilização. O comitê me dá suporte e me dá voz para poder trazer pessoas, mostrar-lhes que é possível agir com solidariedade e empatia.

Para dar um exemplo: fizemos uma campanha da Páscoa este ano que foi quatro vezes maior do que a campanha do ano passado. Conseguimos 700 caixas de bombom. E, em vez de quatro instituições, distribuímos para 16!

É isto que cria um mundo melhor. É você olhar o outro como espelho, para você ter, com ele, uma atitude de solidariedade. Com carinho e empatia.

Criar um mundo melhor só depende de nós mesmos. E nós, voluntária(o)s que amamos fazer e espalhar o bem, podemos espalhar essa energia. É o que nos leva para a frente.”

Ao unirmos esforços pela solidariedade, nós da Rede Voluntária Vale criamos um mundo melhor. Junte-se a nós, você também.