'Eu Crio um Mundo Melhor'

Ser solidário, mobilizar pessoas, arrecadar materiais e produtos, arregaçar as mangas, doar tempo e conhecimento, cuidar. Há muito a ser feito para criar um mundo melhor. Na Rede Voluntária Vale, estamos agindo assim o tempo todo e, por isso, no Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, celebramos essa data com a Campanha “Eu crio um mundo melhor”.

Com objetivo de exemplificar algumas iniciativas que estão acontecendo nas regiões onde estão localizados os comitês de voluntariado, iniciaremos hoje uma série em que contaremos como nossos voluntários e voluntárias têm criado Um Mundo Melhor.

Leia abaixo o depoimento de Daniela Castanheiro, que trabalha na Vale há treze anos e, desde então, começou a organizar o Comitê Rio de Janeiro, com ações pontuais:

Ser voluntária me dá um prazer muito grande, é uma oportunidade na minha vida. Sou voluntária desde sempre, mesmo antes de trabalhar na Vale, e em várias ações.

Quando fui contratada, há treze anos, eu soube do grupo corporativo de voluntários da Vale e fiquei animada com a possibilidade de me juntar àqueles empregados. Na época eu trabalhava no Centro de Serviços Compartilhados (CSC), na Barra da Tijuca. Procurei saber como funcionava, e percebi que não tinha nada tão estruturado. Foi aí que comecei a fazer ações pontuais.

É que quando olho para a situação do país, da cidade, percebo que sou uma pessoa privilegiada, com emprego numa boa empresa, carteira assinada. Eu passo a entender barreiras que algumas pessoas enfrentam e que não são as minhas.

Com as ações voluntárias eu amplio o meu repertório, aumento a minha cultura, exercito a empatia, valorizo o que eu tenho. Quando vejo a realidade tão dura de outras pessoas, eu penso: ‘Não tenho problemas’.

Comecei a fazer um link entre o Comitê Rio de Janeiro da Rede Voluntária Vale com a ONG One by One logo no início, com a campanha das tampinhas de garrafa. É que a ONG ajuda as famílias a darem mobilidade para crianças com deficiência física e mental. São crianças que precisam de cadeiras de roda adaptadas. As tampinhas são vendidas e, com o dinheiro, a ONG compra as cadeiras de roda.

Essa nossa parceria com a One by One é antiga, e estamos sempre fazendo essa campanha das tampinhas.

A partir daí, foram surgindo outras coisas.

Hoje o nosso Comitê conta com cinco membros que, geralmente, se reúnem semanalmente pelo WhasApp ou pelo Teams. O Comitê também tem um número significativo de voluntários e voluntárias cadastrado(a)s. Temos um grupo no WhatsApp com 80 pessoas e 107 no Teams.

No início do ano, nós do Comitê realizamos uma reunião para montar o calendário com as ações do ano todo. Para cada ação, um membro do Comitê é definido como sponsor, e os outros vão apoiando.

Acho importante fazer doações, mas vejo como desafio envolver também a doação de tempo e de conhecimento, porque é quando se fica mais encantado com a ação do voluntariado. É quando se tem contato com as pessoas.

Para o próximo mês de dezembro, estamos programando uma ação que envolve doação de conhecimento, em parceria com a ONG Junior Achievement. Queremos convidar voluntários e voluntárias a doarem o tempo, o conhecimento, porque são projetos relacionados à educação dos jovens. No Dia do Voluntariado, em agosto, eles me convidaram para ministrar um programa numa escola municipal em Copacabana, eu gostei e tive a ideia de fazer o mesmo em dezembro.

A Rede Voluntária Vale, neste sentido, é importante porque ela possibilita dar visibilidade às ações. E ter comitês espalhados por onde a Vale atua é uma ajuda. Porque nós nos comunicamos sempre, e a energia vai se espalhando.

Para mim, um mundo melhor é onde as pessoas são mais empáticas e têm o senso de solidariedade mais apurado, conseguem ver além dessa barreira de posição, de status. Onde as pessoas percebem que o mais importante que se tem é a vida. Um mundo em que a gente estenda o braço para essa pessoa que está ali tão próximo e teve uma vida diferente: às vezes ela está precisando desse acolhimento, dessa oportunidade”.

Ao unirmos esforços pela solidariedade, nós da Rede Voluntária Vale criamos um mundo melhor. Junte-se a nós, você também.