Dia Internacional da Mulher: para todas as mulheres e meninas

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data para comemorar os avanços das mulheres na sociedade e refletir a respeito de tudo o que envolve a vivência feminina de maneira digna, desde temas econômicos como igualdade salarial e ocupação de vagas por mulheres até políticas públicas eficazes para a proteção da vida das mulheres. 

A ONU Mulheres estabeleceu o tema de 2025, “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento”, como um chamado para ações que possam ampliar a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todas, e um futuro onde nenhuma mulher seja deixada para trás. Para isso, a ONU traça como objetivos promover os direitos das mulheres e meninas, promover a igualdade de gênero e fomentar o empoderamento. 

De acordo com o Governo Federal, 83% das famílias atendidas pelo programa de assistência social Bolsa Família tem mulheres como responsáveis familiares. Além disso, foi repassado o valor de R$101 milhões aos estados brasileiros para ações de enfrentamento à violência contra a mulher. 

A igualdade de gênero é um empenho da Vale para criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, inovador e atrativo para novos talentos. Essa preocupação tem como objetivos dobrar a representatividade feminina até 2025 e alcançar a quantia de 26% de mulheres em posições de liderança sênior globalmente. 

A Rede Voluntária Vale pode contribuir de várias formas para promover a igualdade de gênero e a qualidade de vida de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social através de ações voluntárias. Seguem alguns exemplos:  

  • Fomento ao empreendedorismo feminino por meio de palestras, mentorias e/ou qualificação profissional; 
  • Rodas de conversa de conscientização sobre a violência contra a mulher em parceria com os serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência do município; 
  • Promoção da segurança e bem-estar da mulher por meio da disseminação de programas e serviços do governo para o combate à violência contra a mulher; 
  • Iniciativas para promover a melhoria da qualidade de vida de mulheres, como prática de atividades físicas ou um Dia da Beleza; 
  • Ampliação da divulgação do Programa Dignidade Menstrual visando garantir acesso a produtos de higiene menstrual a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. 

Vamos juntos promover um mundo mais junto e equitativo?