Dia Mundial do Meio Ambiente: um chamado global pela vida no planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, é uma importante data de conscientização sobre a importância de cuidarmos dos ecossistemas e preservarmos a biodiversidade e os recursos do planeta. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os anos de 2015 a 2022 foram os oito mais quentes desde o início do rastreamento regular, em 1850.

É importante entendermos que as mudanças climáticas desencadeiam em consequências em todo o nosso cotidiano que vão de enchentes e ondas de calor até o derretimento das geleiras, aumento do nível dos oceanos e a perda da biodiversidade. Tudo isso é agravado pela emissão de gases do efeito estufa, do desmatamento e da poluição dos rios e oceanos por plásticos.

Este ano, a data tem como tema o combate ao plástico. Esta atenção é dada pela poluição das águas e o risco às vidas nos oceanos ocasionados pelos resíduos plásticos. Segundo a UNESCO, mais de 1 milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por ingestão ou emaranhamento em materiais como sacolas, redes de pesca, canudos, microplásticos e garrafas.

Além disso, o plástico também é potencialmente nocivo à vida humana. De acordo com o National Geographic, partículas de microplástico já foram encontradas em pulmões de pacientes de cirurgia e no sangue de doadores anônimos.

Em mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário-geral da ONU enfatiza que a poluição por plásticos está sufocando nosso planeta, prejudicando os ecossistemas, o bem-estar e o clima. A declaração demonstra o peso dos dados levantados pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio ambiente (PNUMA), que apontam a produção de 430 milhões de toneladas de plástico todos os anos. De todo este plástico, a PNUMA afirma que dois terços são descartados após uso único.

Ao observarmos a gravidade do excesso de plásticos e seus reflexos na vida na Terra, podemos perceber que é responsabilidade de todos o cuidado e a preservação do meio-ambiente. Desta forma, o voluntariado empresarial também pode atuar nesta frente através de mobilização e execução de ações que colaborem com o engajamento em atividades com impacto social e ambiental.

Como a Rede Voluntária Vale pode contribuir com esta causa?

Podem ser articulados diversos tipos de ações para a preservação dos ecossistemas e a prevenção ao descarte impróprio de plásticos. Aqui, fazemos a sugestão de iniciativas como:

  • Parcerias com Secretarias de Meio Ambiente locais para realizar mutirões de plantio de sementes e/ou mudas nativas em parques naturais;
  • Palestras de conscientização de descarte adequado de plásticos em escolas da rede pública de Ensino e instituições que atuem com crianças e adolescentes;
  • Mutirões voluntários de limpeza de praias;
  • Apoio aos catadores de materiais recicláveis locais;
  • Parcerias com ONGs com foco em reciclagem de materiais plásticos.