Doação de sangue em tempos de COVID-19: Tire suas dúvidas

A pandemia de Covid-19 tem impactado diretamente os estoques de sangue de hospitais e bancos de sangue. Hemocentros de todo o país emitiram alertas para a necessidade da manutenção das doações de sangue, principalmente, diante da realidade atual.

Pensando nisso, a Rede Voluntária Vale e o PASA, empresa do Grupo Vale que atua em Saúde, lançam a campanha “Doe Sangue. Doe vida” para ajudar a abastecer o estoque de clínicas e hemocentros em todo o Brasil.

Convidamos a médica Infectologista e Gerente das Clínicas PASA, Dra. Paula Campos, parceira da iniciativa, para responder às principais dúvidas sobre doação de sangue em tempos de Covid-19.

Confira abaixo:
1. Eu já contraí Covid-19, posso doar sangue mesmo assim?
Sim, pode doar após 30 dias do desaparecimento dos sintomas.

2. Os hemocentros realizam os testes de Covid-19 nos doadores antes da coleta?
Não, até o momento não há um consenso e nem a obrigatoriedade por lei de realização de teste de Covid nos doadores de sangue visto que o exame para detectar o vírus no organismo, o PCR-RT, possui uma sensibilidade de detecção muito baixa em pacientes sem sintomas. Adicionalmente, o exame para detecção de anticorpos contra o vírus também não é uma boa opção, pois os anticorpos só são detectados no exame depois de 8 dias do início dos sintomas.

3. Tive contato com alguém com diagnóstico comprovado de contaminação para Covid-19, posso doar sangue ou devo esperar?
Contactantes de pessoas com diagnóstico confirmado de Covid devem aguardar 14 dias após o último contato.

4. Se eu estiver contaminado e assintomático e doar sangue, o paciente que receber a transfusão pode se contaminar com COVID-19?
Até o momento não temos nenhum caso relatado de transmissão de Covid por transfusão de sangue, porém ainda não é possível descartar totalmente essa via de transmissão até que tenhamos mais conhecimento sobre a doença.

5. Quem se vacinou contra a Covid-19 também pode doar sangue?
Sim, mas deverá respeitar o intervalo entra a vacinação e a doação de sangue.
• CoronaVac: 48h
• Oxford/Astrazeneca: 7 dias

6. As clínicas PASA e os bancos de sangue parceiros da campanha de doação de sangue seguem os protocolos de saúde e segurança no momento da doação?
Sim, o processo implantado segue todas as recomendações de segurança recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária tornando a doação ágil e segura.

Quem doa sangue, doa vida!
Conheça e participe dessa Rede de solidariedade!

Dra. Paula Campos, infectologista e gerente das Clínicas PASA