Vale Aprender Juntos: voluntários de Carajás têm transformado a vida de pessoas ao compartilhar conhecimento
Com o objetivo de ajudar pessoas ao compartilhar conhecimento, os voluntários do Comitê Carajás da Rede Voluntária Vale realizam o Vale Aprender Juntos em Parauapebas. O programa começou em 2016 com o Vale Aprender Inglês e, desde então, vem ampliando sua atuação com cursos de Mecânica Industrial e de Caminhão Off Road 793D.
Em abril deste ano o Comitê de Carajás concluiu o curso de mecânica básica industrial. O curso foi direcionado para jovens de 16 anos ou mais, e teve como objetivo de capacitar os jovens para o mercado de trabalho. As aulas foram realizadas na Usina da Paz na cidade de Parauapebas-PA ao longo de sete meses e contemplaram temas como metrologia, leitura e interpretação de desenho técnico, lubrificação, hidráulica, pneumática e elementos de máquinas.
Adriano Cunha, Analista de Planejamento e Manutenção da Vale é um dos voluntários à frente das ações formativas do Programa Vale Aprender Juntos e exaltou a realização do curso na Usina da Paz:
“Sabe o que eu acho muito legal? É que a Usina da Paz foi construída pela Vale e, agora, em parceria com os voluntários da Vale oferecem curso de capacitação à população de Parauapebas. É uma engrenagem girando”, disse Adriano.
Além da Usina da Paz, a empresa Impacto Social se juntou ao projeto, assim como a área de Aprendizado Operacional da Gerência de Aprendizagem Norte. Mas o time não estaria completo se não fossem, obviamente, os professores voluntários.
Gerson Mendes, Luiz Cláudio, Alex Magno, Ericles Macedo, João Caldas e Edvaldo Rocha se organizaram para dar as aulas, que aconteciam todos os sábados, das 8h às 18h.
Karen Cristina Santos é uma das alunas que concluiu o curso em abril deste ano. Ela tem 25 anos e sempre se sentiu atraída pela disciplina mecânica industrial. Assim que soube que as inscrições estavam abertas, correu para se inscrever.
“Fiquei entusiasmada porque é uma área que desejo muito e porque sempre tive vontade de trabalhar na Vale. Acho que, sabendo um pouco mais sobre mecânica, é uma grande oportunidade para alcançar esse meu desejo. Tinha uma fila grande, mas consegui me inscrever. Foi ótimo”, disse Karen.
O professor Alex Costa Magno, instrutor de capacitação técnica da Vale em Parauapebas e voluntário do Comitê Carajás da Rede Voluntária Vale, já havia pensado em ministrar um curso de Mecânica Industrial, mas só conseguiu levar adiante quando contou com a articulação de Adriano Cunha para operacionalizar o projeto. Alex conta um pouco de sua história, sobre como nasceu o projeto:
“Entrei na Vale no dia 4 de agosto de 2008, e me lembro muito bem: fui designado para ser responsável por duas esteiras, onde tive que buscar conhecimento sobre os equipamentos. Foi aí que pensei: ‘Um dia vou ensinar pessoas a serem profissionais melhores’’, disse ele.
Assim pensou, assim fez. Hoje, além de ser instrutor de capacitação técnica na Vale, também forma pessoas da comunidade, pensando justamente em fazer o bem ao próximo, o que conecta com seu propósito de voluntariado.
“Estamos ensinando a pessoas em situação de vulnerabilidade social que, se não fosse dessa forma, não teriam acesso a esse conhecimento”, contou Alex.
Segundo ele, o curso de Mecânica Industrial teve vinte vagas que foram equilibradas na questão de gênero. Ou seja: dez vagas para homens e dez para mulheres. Dessas dez mulheres, cinco foram destinadas àquelas que declararam que sofreram violência doméstica. É uma forma de dar a elas uma oportunidade de romperem, por exemplo, com a dependência financeira ou de construírem uma nova história.
Com relação às oportunidades de trabalho, identifica-se empresas na região, inclusive parceiras da Vale, que estão precisando de mão de obra com alguma qualificação. O curso tem esse mercado de trabalho no radar.
O Vale Aprender Juntos continua em expansão. O Comitê Carajás está planejando um novo curso, previsto para setembro deste ano, para contribuir na formação profissional de jovens e adultos. Trata-se do Curso de Operação de Retroescavadeira que, em breve, será divulgado.